(11) 4115-6000 | (19)98284-9000

Instalações Hidráulicas e Testes para Indício de Vazamentos

 blog acqua vazamentos 1

Aqui temos um esquema hidráulico simples que se emprega em vários imóveis com instalações convencionais, porém na prática e o mesmo usado em imóveis com maiores quantidades de pontos de consumos tais como, banheiro, edículas, área de lazer, etc.

Percebe – se que para consumo temos geralmente dois ramais, o de abastecimento direto (agua da rua) que na maioria das vezes partindo do cavalete (onde tem o hidrômetro) alimenta as torneiras externas, uma do tanque, uma da pia de cozinha, chuveirão, pia de churrasqueira, alimentação de piscina e recalca água para abastecer o reservatório.

Em seguida temos os ramais que saem do reservatório para abastecimento de banheiros, e algumas torneiras de tanques e pias, apesar de serem sistemas hidráulicos individuais ambos estão sujeitos a vazamentos não visíveis, caso haja alguma anormalidade no consumo de água você de seguir os seguintes testes para indício de vazamentos:

Minha fatura de água chegou com valores e consumo m³ alterado no último mês sem motivos aparente o que fazer para confirmar se estou com vazamento?

Sabemos que temos 02 ramais de agua, o da rua e o da caixa (reservatório) então vamos iniciar pelo teste no ramal da rua que por sinal e o mais comum a apresentar vazamentos do tipo subterrâneos.

Abra o registro geral de agua da rua no cavalete, certifique – se que nenhuma torneira esteja sendo usada inclusive de maquinas de lavar roupa ou louça, acesse o local onde fica o reservatório de agua e feche a torneira de boia de forma mecânica pelo registro de entrada, amarrando com barbante ou calçando a boia, desça para o cavalete e no hidrômetro vai perceber se esta vazando neste ramal ou não pela movimentação da hélice como explicamos anteriormente.

Se estiver parada, este ramal não esta vazando se estiver em movimento e o ramal que esta com vazamento subterrâneo, lembrando que a velocidade em que ele se movimentar demonstra a intensidade do vazamento, (giro lento vazamento pequeno, giro rápido vazamento grande). Caso este teste seja positivo para vazamento feche imediatamente o registro geral e procure uma empresa para localizar e corrigir o vazamento.

Se o teste acima tiver resultado negativo para vazamento (relógio parado), o vazamento pode estar consumindo aa agua que já esta depositada no reservatório, então temos que manter a boia fechada impedindo que volte a cair agua no reservatório, fazer uma marcação do nível da agua e aguardar no mínimo umas 02 horas sem consumo para vermos se abaixou a quantidade de agua que havia no ato da marcação, se o teste for positivo para vazamento neste caso não adianta fechar o mesmo registro geral do cavalete por agua que esta na caixa continuara sendo consumida pelo vazamento e raros casos teremos um registro de saída que cortara somente o vazamento pois como vemos na ilustração inicial do esquema hidráulico uma única saída abastece vários pontos de consumo, neste caso a solicitação de uma empresa para detectar começa ser mais urgente por não conseguir estancar o vazamento por fechamento de válvula.

Mas se estiver sem tempo, não conseguir acesso ao reservatório ou outros motivos que lhe implicam nos testes acima pode fazer da seguinte forma: Mantenha dos os registros e válvulas do imóvel abertos como se nada estivesse acontecendo simulando um consumo habitual, a noite terá o consumo de agua para banhos, comida, louças etc, geralmente consumindo a agua do reservatório. Todos vão dormir porem o responsável pelo teste deve acordar em horário que tenha certeza que ninguém se levantou ainda pela manha e ele sem ao menos usar uma torneira ou descarga sequer deve ir direto ao hidrômetro visualizar o funcionamento da hélice conforme já explicamos. Ela tem que estar parada sinalizado que não esta levando agua para nenhum lugar inclusive para um suposto vazamento. Caso esteja em movimento e certo que esta com algum vazamento porem ainda não saberá se e do abastecimento direto ou do reservatório, neste procure direto uma empresa.

Já tenho um consumo alto a tempos e diferente dos meus vizinhos com o mesmo padrão de família e normal, sou eu que gasto muita água?

Antes de se preocupar com os testes acimas recomendados, deve se atentar a seguinte informação, nossa empresa que atua em capital, interior e litoral, temos dados de diversas companhias de água e rotinas de consumos de lugares bem diferente mas essa média de consumo mês por membro de família bate com um estudo feito por companhias de água (SABESP, DAE, SAAE, SANASA, SANEBAVI, etc.), onde cada pessoa consome em torno de 5m³ mês no geral e independe se é adulto, criança, idoso, se ficar o dia todo em casa, se sai de manhã e só volta a noite isso é um denominador geral, e pelo que vemos representa de fato a média de consumo.

Então se multiplica a quantidade de moradores por (x5) se não der resultado exato e passível de alteração para mais ou menos pois se trata de uma média, porém essa diferença oscila com variáveis de 1 a 3 m³ na maioria dos casos, por tanto se vc percebe essa diferença no seu histórico de consumo (item 7), procure dar sequência aos testes e contratações pois há grandes possibilidades de seu imóvel estar com vazamentos.

Localização

Unidade 1

  • São Paulo - SP

Unidade 2

  • Campinas - SP

Atendimento 24hs

  • São Paulo, Interior e Litoral
  • Aceitamos Cheque, Boleto e Cartão de Crédito.

Contato

  • (11) 4115-6000
  • (19) 98284-9000
  • atendimento@acquavazamentos.com.br

Newsletter

Email invalido